Fazer uma gestão adequada do atendimento ao cliente é indispensável para que a empresa obtenha uma boa reputação, entrada de receitas e a fidelização dos clientes de maneira mais fácil. Quando essa otimização não é uma preocupação do negócio, o resultado pode aparecer em forma de reputação prejudicada e perda de oportunidades de fechar vendas.

Para que isso não aconteça em sua empresa, veja 4 dicas de atendimento ao cliente para melhorar a gestão e favoreça seus resultados.

Identifique quais são as necessidades do público

Para que o atendimento ao cliente seja otimizado uma das primeiras preocupações deve incluir identificar e reconhecer quais são as necessidades do público. Dentro de uma mesma base de clientes, inclusive, é possível encontrar grupos que possuem necessidades específicas. Alguns desejam mais dinamismo, outros querem a integração com a tecnologia e um terceiro grupo pode valorizar a confiança acima de tudo. Quanto mais esforço houver para atender a essas necessidades específicas, melhor é a gestão no atendimento do cliente. Para conhecer quais são esses pontos, é possível analisar o resultado a experiência de outros clientes, traçar um perfil para o púbico e também fazer pesquisas diretas com o público-alvo a fim de entender o que querem os clientes.

Consulte nosso curso de gestão ao cliente na Innovia.

Entregue valor para o cliente

Depois de identificar as necessidades do cliente é preciso realizar o atendimento de modo que ele entregue valor. Em uma análise fria, o cliente não quer necessariamente o seu produto, mas, sim, uma solução para um problema que ele possui. Por isso, o atendimento deve ser focado não em vender, mas em ajudar o cliente a solucionar alguma questão de sua vida. Eventualmente, nesse atendimento a solução do seu negócio será apresentada como a melhor para aquele caso. Isso entrega valor para o cliente, que passa a ter uma percepção mais positiva do atendimento e encara o processo com mais satisfação.

Invista em criar um relacionamento com o cliente

Para entregar valor de maneira contínua é relevante investir em criar um relacionamento com o cliente. Isso gera um laço de confiança que faz com que o cliente se sinta mais inclinado a consumir da sua empresa do que de outras com as quais ele não se relaciona. Isso pode ser feito, por exemplo, com um pós-vendas de qualidade e que faz o acompanhamento do cliente para que ele aproveite ao máximo os benefícios daquilo que adquiriu. Utilizar ferramentas como o e-mail marketing também é uma possibilidade que aproxima empresa e clientes e que expande o relacionamento para algo que vai além da oferta de produtos e soluções.

Ofereça treinamento para a equipe

Nada disso é totalmente efetivo se a equipe não estiver preparada para colocar em prática todos esses processos. Por isso, para melhorar a gestão no atendimento ao cliente é fundamental considerar o treinamento para a equipe como um dos pontos mais importantes. Uma equipe ampla e continuamente capacitada é capaz de colocar em prática técnicas de venda que sejam mais efetivas, de estabelecer laços com o cliente — ou o chamado criar rapport — e de melhorar a satisfação de maneira geral.

A melhora da gestão no atendimento ao cliente é possível quando as necessidades do público são atendidas com a entrega de valor e com a criação de relacionamento. Para que isso aconteça, entretanto, é fundamental considerar o treinamento da equipe como uma etapa crucial. No final, os clientes não apenas compram mais, como ficam mais satisfeitos e são fidelizados adequadamente.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

O que você tem feito para melhorar esse panorama em sua empresa? Comente e participe. Esperamos que essas dicas de atendimento ao cliente sejam úteis para o seu negócio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

*