Época de crise também é época de oportunidades: você, administrador que resolve diariamente várias questões dentro de uma empresa, sabe que o segredo para se manter de pé está na persistência. Sabe também que as oportunidades só surgem quando você corre atrás e investe em treinamento de equipe.Se você ainda não faz isso, está na hora de mudar de atitude! Listamos, no post de hoje, 6 razões para investir no treinamento de equipe em tempos de crise. Acompanhe:
Aumento da motivação dos funcionários
Durante treinamentos de equipe, seus funcionários se sentem mais valorizados, pois veem que a empresa está investindo e apostando neles. Eles se preparam para lidar com situações inéditas ou cotidianas — porém, de forma melhor.
Isso dá a eles mais segurança em desempenhar suas atividades, e o resultado disso é aumento no rendimento de tarefas e maior satisfação dos clientes. Esse é um benefício que influencia muitos outros, não é mesmo?
Melhoria da satisfação do cliente
Pessoas que passam por um bom treinamento em sua empresa conseguem atender o cliente de forma mais eficaz, pois entendem o seu papel com mais clareza e têm mais instrução para poder ajudar os consumidores durante o processo de aquisição do seu produto ou serviço.
Vantagem competitiva inigualável
Se você investe em treinamento de equipe, já está na frente de muitos dos seus concorrentes, porque, em uma época de crise, é comum encontrarmos funcionários e clientes inseguros. O cliente procura menos produtos e serviços para adquirir — e, quando procura, está receoso em comprá-los.
Ele busca na empresa, então, a segurança de que está fazendo um bom negócio. Mas e se o funcionário não é capaz de passar essa segurança?
Por essa razão investir em treinamento de equipe gera vantagem competitiva, pois esse cliente desamparado ou insatisfeito com uma experiência em um concorrente tem grande probabilidade de procurar e fazer um negócio com você, caso sua empresa tenha profissionais treinados e motivados.
Menor rotatividade de funcionários
O treinamento de equipe capacita seus profissionais, deixando-os mais aptos a solucionar questões que antes não eram capazes de resolver e executar funções que já são do seu cotidiano de uma forma mais eficaz.
Retorno de clientes satisfeitos
Todos os tópicos que abordamos resultam na satisfação do cliente. E clientes satisfeitos, em geral, voltam a fazer negócio com você! Ou seja, o investimento em treinamento de equipe impacta interna e externamente o seu negócio de maneira positiva.
Preparação para lidar com adversidades
Por último, mas não menos importante, profissionais que passam por uma experiência de treinamento de equipe são mais aptos a lidar com situações adversas durante o atendimento. Eles possuem mais sensibilidade e controle emocional para lidar com a instabilidade e insegurança do cliente.
Não deixe de investir no treinamento de equipe. Deu para perceber que ele pode ser um fator de mudança em sua empresa agora, não é mesmo?
Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.
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