Pesquisar
Close this search box.

7 erros terríveis que você pode cometer com Gestão de Mudanças

Quando a empresa se preocupa em criar um ambiente voltado para a inovação, o processo de gestão de mudanças se torna ainda mais importante. Ele vai garantir que as atuações dos profissionais sejam transformadas de tal modo que seja possível obter os novos resultados desejados.

Porém, se essa gestão não for executada da maneira correta, o negócio pode se prejudicar. Falta de controle sobre os novos pontos, gastos desnecessários e perda de oportunidades são apenas alguns dos malefícios de uma mudança que não acontece da maneira correta.

Muitas vezes, a mudança sai do jeito errado por problemas na gestão. Por isso, veja a seguir 7 erros que você pode cometer e que devem ser reconhecidos o quanto antes.

Realizar a mudança de maneira desestruturada

A gestão de mudanças não tem o papel exclusivo de apenas identificar se uma mudança deu certo ou não. De fato, a gestão precisa agir para garantir que a mudança aconteça com o menor número possível de abalos negativos para o negócio.

Sendo assim, um dos erros que você pode cometer é o de fazer a mudança de forma desestruturada. Antes de colocar a “mão na massa” e realizar a mudança, é fundamental planejar, analisar e estruturar o processo.

Não propagar o senso de urgência

Quanto mais tempo a mudança passa ocorrendo, maiores são as chances de erros, desvios e problemas oriundos desse processo. Sendo assim, é fundamental que ela ocorra no menor tempo possível de modo a não comprometer a qualidade do resultado final.

Porém, isso se torna impossível quando todos não estão cientes da importância da urgência. Com isso, é fundamental propagar o senso de urgência para que todos se envolvam.

Não buscar o máximo de engajamento

Por falar nisso, o engajamento é indispensável. Se a maioria das pessoas não está ciente e engajada com a mudança, ela dificilmente vai se concretizar. Por isso, é fundamental atuar de maneira a envolver o máximo de pessoas no processo.

Nesse sentido, o erro pode estar em não exercer uma liderança motivadora o bastante para gerar envolvimento nesse processo ou então em não garantir que a alta administração também faça parte do processo.

Falhar na definição de metas

As metas para uma implementação de mudanças são importantes. Elas ajudam a garantir a motivação e também o controle do andamento do processo, mas se forem definidas incorretamente podem colocar tudo a perder.

Definir metas grandes demais dá um senso muito grande de distância, evitando que vitórias menores sejam comemoradas. Porém, metas muito pequenas dão uma sensação de vitória antecipada, o que pode ser prejudicial para todo o processo.

Portanto, é fundamental definir métricas adequadas que estimulem a comemoração em suas conquistas, mas que não sejam pequenas o bastante para causar perda de perspectiva.

Não realizar uma comunicação adequada

Qualquer mudança gera apreensões e traz dificuldades. Porém, a gestão fica muito mais difícil se não é acompanhada de uma comunicação clara, abrangente e assertiva. Sem ela, as pessoas têm mais dúvidas e mais resistência ao que é novo.

Por isso, se a sua gestão não se preocupa em comunicar de maneira consistente e abrangente esse é um erro que pode afetar gravemente os resultados finais.

Ter medo excessivo do erro

Por mais que erros sejam indesejáveis e que devam ser evitados tanto quanto possível, eles não podem controlar a gestão de mudanças. Explica-se: se a sua gestão é totalmente voltada para evitar erros a todo custo isso pode causar menos engajamento por parte dos colaboradores.

Assim, é melhor garantir uma boa estruturação e análise de riscos, consertando o que for necessário no caminho, do que buscar uma transformação completamente à prova de falhas.

Ignorar a importância da consolidação

A mudança se concretizou e está ativa no negócio? Esse é um bom sinal, mas ainda não é o fim. Se você ignora a importância da consolidação, sua gestão corre o risco de não ser exatamente eficiente.

Em vez disso, o ideal é atuar de forma a consolidar a mudança de modo que ela passe a fazer parte da cultura organizacional. Somente após esse processo ser concluído com sucesso é que é possível afirmar que a gestão aconteceu da maneira desejada.

Sem esses erros terríveis na gestão de mudanças, o mais provável é que você tenha mais sucesso com o processo, garantindo que o negócio fique devidamente protegido.

Para acertar em cheio, conheça também o curso de Gestão de Mudanças e descubra como colocar em prática as melhores ações.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress