O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que ajuda o negócio de quatro perspectivas diferentes: financeira, interna, de aprendizagem e do cliente. Porém, para que ele ofereça todos os benefícios esperados é importante ter em mente alguns pontos principais desde o planejamento até seu monitoramento.
Portanto, para te ajudar nessa implementação bem-sucedida veja a seguir 10 coisas que você deveria saber sobre essa ferramenta e por que eles são pontos importantes.
A estratégia e a visão de negócio devem estar alinhadas
Um dos objetivos do balanced scorecard é traduzir, na prática, a visão do negócio. Sendo assim, é fundamental alinhar as estratégias definidas neste método e a visão que a empresa possui. Isso evita ações que se choquem com os valores do negócio ou que não estejam diretamente relacionados ao objetivo estratégico.
O planejamento é indispensável
Para conseguir esse alinhamento é especialmente importante realizar um planejamento. Sendo assim, é fundamental começar reconhecendo a situação da empresa e partir para a elaboração de um mapa estratégico. A partir daí, é mais fácil identificar relações de causa e efeito e pontos que merecem atenção da estratégia.
A colaboração contribui para o sucesso
Inclusive, o aumento da colaboração também permite o alcance de resultados melhores. Envolver os colaboradores e integrar setores da maneira certa faz com que seja possível definir objetivos mais benéficos e estratégicos para o negócio.
A comunicação com a equipe não pode ser deixada de lado
Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido definidos é fundamental garantir a comunicação com toda a equipe. Isso cria um senso de unidade e permite que os colaboradores se sintam parte de toda essa estratégia, o que colabora para a motivação.
Os indicadores qualitativos exigem atenção
Porém, é preciso ter cuidado na hora de definir indicadores que sejam meramente qualitativos. Definir como indicador simplesmente a “melhora nas vendas” não é tão efetivo quanto monitorar o aumento da taxa de conversão, por exemplo. O ideal é se focar mais nas questões quantitativas, já que elas podem ser medidas com mais facilidade e precisão.
O balanced scorecard pode gerar efeitos externos
Outra coisa que você deveria saber é que o balanced scorecard pode gerar efeitos externos. Embora seja predominantemente interno, ele pode gerar uma melhoria no atendimento, por exemplo. Com isso, vale a pena fazer pesquisas periódicas com os clientes para que seja possível analisar a percepção do negócio externamente.
A associação a outros métodos é benéfica
Por melhor que seja, a metodologia de balanced scorecard não resolve sozinha todos os problemas. Por isso, é fundamental saber que é benéfico aliá-la a outros métodos. Análise SWOT e gestão da qualidade total são apenas duas das opções que podem ser usadas de maneira integrada à metodologia BSC para melhores resultados.
É necessário fazer revisões periódicas
Por mais que esse método seja colocado em prática do jeito certo, ele não é definitivo. Como o cenário pode mudar a qualquer momento, é especialmente importante que o negócio se mantenha atento às novas necessidades e dificuldades. Diante disso, é necessário realizar revisões periódicas nas estratégias e objetivos para garantir mais dinamismo.
Desvios precisam ser corrigidos
Os desvios, por sua vez, podem surgir na análise de resultados. Nesse caso, é fundamental que eles sejam estudados de maneira completa para que possam ser corrigidos. Isso garante que o método seja cada vez mais relevante e possa ajudar o negócio de maneira mais precisa.
O treinamento ajuda nos resultados
Não menos importante, você deveria saber que o balanced scorecard se torna mais destacável para o negócio quando é realizado para pessoas treinadas. Dessa forma, vale a pena pensar em oferecer treinamento sobre esse método como forma de conseguir uma atuação muito mais adequada.
Para funcionar o balanced scorecard exige planejamento, alinhamento, comunicação e também monitoramento e adaptação. Assim, é possível garantir que o negócio, inclusive, obtenha resultados externos mais satisfatórios. Considerando que o conhecimento sobre a ferramenta é um fator para o sucesso, conheça o curso de Balanced Scorecard.