O Balanced Scorecard é um método de gestão bastante relevante, porque divide a empresa em quatro perspectivas diferentes: financeira; de processos internos do negócio; de aprendizado; e de clientes. Como são todos esses pontos relevantes para o negócio, o uso da metodologia favorece o desenvolvimento de uma estratégia empresarial. O desafio maior, entretanto, consiste em não apenas colocar em prática essa estratégia, mas também em transformá-la em sucesso nos negócios. Por isso, veja a seguir 4 maneiras para conseguir atingir esse objetivo.

Leve a visão da empresa para a prática

Como o Balanced Scorecard utiliza quatro perspectivas diferentes, é fundamental que o elo entre todas elas seja a visão que a empresa possui a respeito do negócio. A definição da visão é importante, mas não deve ficar somente no papel. Isso significa que a empresa precisa atuar de modo a colocar em prática, em cada uma das perspectivas, a visão que ela possui, como seus valores e sua missão. Usar isso de maneira estratégica gera diferenciação de mercado, o que aumenta as chances de sucesso.

Defina metas adequadamente

A estratégia empresarial só tem chances reais de sucesso nos negócios se ela contar com uma definição clara de onde se deseja chegar. Por isso, é relevante definir metas e objetivos de modo relevante e estratégico. A partir da análise das perspectivas do BSC dá para compreender melhor a situação da empresa e, daí, identificar oportunidades, ameaças e necessidades em geral. Com isso, fica mais simples definir as metas de maneira correta.

Dê responsabilidades e incentivos às pessoas

Para que se chegue ao sucesso nos negócios é preciso definir claramente atribuições e responsabilidades, assim como dar incentivos que auxiliem na produtividade e no alcance de resultados. Como o BSC divide o negócio em perspectivas diferentes, é mais fácil identificar o papel de cada pessoa dentro de um negócio de modo a estabelecer a responsabilidade de cada um. A partir daí, as atribuições devem ser dadas e comunicadas claramente para que a estratégia como um todo funcione.

Faça análises para dar e receber feedback

Por mais estruturado que uma estratégia empresarial seja, é bastante improvável que ela ofereça exatamente os resultados esperados. A imprevisibilidade do mercado faz com que seja bastante comum que os resultados flutuem tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa. Embora seja uma questão inevitável, uma forma de aumentar o sucesso nos negócios é fazendo análises dos resultados. Com a ajuda do BSC é possível não apenas dar feedback, mas também receber feedback sobre as ações. Com a relação entre realizado e planejado, fica mais fácil acompanhar os resultados de negócio e entender o que funciona melhor para cada perspectiva.

Na perspectiva financeira, por exemplo, é possível estabelecer ações como aumentar o lucro líquido e o volume de receitas em determinada porcentagem. Com o acompanhamento do que foi realizado em relação ao planejado, é mais fácil entender quão distante a empresa está do sucesso desejado. A partir daí, é possível agir para realinhar expectativas e garantir as atuações adequadas. Para transformar estratégia empresarial em sucesso nos negócios usando o Balanced Scorecard é preciso criar uma atuação completa e integrada. Partindo da aplicação da visão à obtenção e oferecimento de feedback, torna-se possível atingir os objetivos.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Se você quer se aprofundar no assunto, conheça o curso de Balanced Scorecard (BSC).

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