Pesquisar
Close this search box.

Como o mercado de Gestão de Compras vai ficar em 10 anos?

Como o mercado de Gestão de Compras vai ficar em 10 anos

Gestão de Compras nas empresas

Atualmente, a Gestão de Compras é uma peça-chave para o desempenho de um negócio. Além de evitar o desabastecimento, essa gestão também pode influenciar na qualidade, na lucratividade e no desempenho do negócio como um todo.

Porém, se a gestão de hoje não é igual a de 10 anos atrás, certamente em uma década muitas transformações terão acontecido. Preparar-se desde já para elas, por sua vez, é uma forma de sair na frente. Pensando nisso, veja a seguir previsões de como o mercado de gestão de compras vai ficar em 10 anos!

Aumento crucial do uso de tecnologia no setor

Daqui a uma década, é provável que o mercado de gestão de compras esteja a consumir, mais do que nunca, grande quantidade de tecnologia. Se hoje já são utilizados recursos como ERPs e outros softwares de gestão, em uma década é possível que haja cada vez mais intensidade nesse uso.

Espera-se que os novos recursos tecnológicos sejam capazes de prever a demanda com mais precisão, ajustando o setor de compras. Além disso, é possível que os profissionais sejam cada vez mais substituídos por ferramentas automáticas em certos pontos.

Porém, gestores dessa área serão ainda indispensáveis para fazer a negociação com fornecedores e para tomar decisões definitivas.

Atuação mais estratégica e competitiva

Inclusive, esse uso de tecnologia está relacionado ao fato de que essa gestão vai ser cada vez mais estratégica. Como a tendência é que o mercado se torne cada vez mais competitivo, garantir a aquisição ideal de produtos será ainda mais indispensável.

Nesse sentido, será importante comprar os produtos certos, na quantidade ideal e também com as melhores condições possíveis. Para tanto, o relacionamento com os fornecedores receberá cada vez mais investimentos de modo que seja possível ganhar flexibilidade.

Maior integração com outras partes do negócio

Em parte, esse ganho crescente de atuação estratégica estará relacionado à integração da área de compras com outras partes do negócio.

Em 10 anos, a expectativa é que o setor esteja ainda mais envolvido com todos os outros elos da cadeia de suprimentos, de modo a se comunicar diretamente com o setor de estoque e com o de vendas, por exemplo. Inclusive, parte dessa integração ocorrerá graças ao uso de tecnologia, já que ela permite e facilita o fluxo de informações. Além de tudo, os dados dessa gestão serão úteis para a tomada de decisão em outros pontos do negócio, aumentando ainda mais sua atuação estratégica.

Aumento da concorrência por fornecedores

A competitividade de mercado em 10 anos não se limitará apenas a conseguir clientes, mas também incluirá conseguir fornecedores e condições especialmente vantajosas. Com mais negócios no mercado, é possível que os fornecedores com condições diferenciadas se tornem altamente disputados.

Isso exigirá uma atuação ainda mais preparada por parte dos gestores, o que certamente não pode ser substituído pela tecnologia. Será necessário investir cada vez mais em comunicação, relacionamento e troca de vantagens para que o abastecimento aconteça da melhor maneira possível.

Em 10 anos, o mercado de gestão de compras provavelmente se tornará mais competitivo, mais estratégico, mais integrado e com o uso maior de tecnologia. Dessa forma, será possível oferecer ao negócio cada vez mais competitividade e melhoria de parâmetros.

Para começar a se preparar desde já, conheça o curso de Gestão Estratégica de Compras.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress