Problemas com a crise

Na crise, o cenário de instabilidade econômica provoca incertezas em empresários e gestores de todo o país. Independentemente do segmento de atuação, da complexidade da operação ou do porte da empresa, uma gestão eficiente é fundamental para enfrentar a crise atual. Neste sentido, é importante contar com conceitos de produtividade, além de práticas de gerenciamento de projetos e de pessoas, uma vez que aspectos técnicos, administrativos e comportamentais são o conjunto estratégico necessário para suportar esse momento crítico.

Conheça 7 dicas para sua empresa enfrentar a crise. Confira!

1 – Invista na organização de processos e rotinas

Organização é essencial para a conquista da produtividade. Principalmente em tempos de crise, é preciso reavaliar rotinas e otimizar processos, eliminado falhas, improvisos, atrasos e atividades que não agregam valor. Assim, é possível exercer uma gestão enxuta e com foco em resultados.

2 – Defina as prioridades do negócio

Para enfrentar a crise é preciso definir as prioridades do negócio. Direcione recursos financeiros e humanos para as tarefas de maior relevância. Neste caso, é determinante contar com um bom planejamento estratégico e com uma visão em longo prazo, pois apesar das dificuldades, é preciso proteger a saúde financeira e a competitividade futura da empresa.

3 – Revise metas e objetivos

Durante a crise é necessário revisar as metas e objetivos corporativos, para que estejam alinhados à nova realidade e à nova estratégia. Nesta fase, você deve adequar oferta e demanda, orçamentos, projetos, além de estabelecer novas frentes de trabalho. A gestão necessita estar apoiada no monitoramento de KPIs, de modo que tendências sejam percebidas com antecedência e correções possam ser feitas com a rapidez necessária.

4 – Reduza custos

redução de custos faz parte das iniciativas para enfrentar a crise — o ideal é explorar o conhecimento e know-how da equipe, localizando potenciais desperdícios e despesas que possam ser eliminados. Esse corte deve ser inteligente, planejado e sem imediatismos.

5 – Estimule a inovação

A inovação pode ser compreendida como um grande diferencial competitivo, mesmo em tempos de crise. Por conta disso, ela deve ser sempre estimulada entre os colaboradores. Em épocas difíceis, é importante pesquisar as melhores práticas do mercado, buscar novas parcerias, adotar soluções tecnológicas, estudar outros nichos e alternativas de negócio, promovendobrainstorming e desenvolvendo processos mais eficientes.

6 – Acelere o processo de tomada de decisões

A crise costuma causar impactos negativos no processo de tomada de decisões, porém é fundamental que os gestores assumam a responsabilidade de definir as estratégias a serem seguidas e de resolver os problemas encontrados. É indicado contar com informações atualizadas e integradas, através de softwares de gestão, capazes de oferecer uma visão mais abrangente e em tempo real. Indicadores e relatórios são ferramentas básicas e que devem estar sempre disponíveis, evitando a procrastinação.

7 – Invista em treinamento e capacitação

Para enfrentar a crise, as empresas precisam estar apoiadas na qualidade do seu capital humano, ou seja, na formação de equipes de alta performance. O treinamento e a capacitação fazem parte de uma cultura de produtividade, mas para que o planejamento seja ainda mais efetivo, é preciso considerar o perfil profissional de cada colaborador, incluindo conhecimentos técnicos, preferências, aptidões e competências comportamentais. Assim, é possível identificar e corrigir deficiências individuais, potencializando talentos e tornando a equipe mais preparada e competente.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

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