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Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Carga Horária: 16 horas

Inscrições

Incluso

Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

Carga Horária: 16 horas

Investimento

R$ Consulte o valor.

Número de Vagas

LimitadoAs vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

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Objetivo do Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

• Direcionar as análises e solução para os problemas estratégicos da empresa; • Identificar as causas raízes por meio da aplicação eficaz de ferramentas analíticas; • Aumentar a capacidade dos participantes em resolver problemas desestruturados.

Destina-se

Gerentes, Coordenadores, Supervisores e profissionais das diversas áreas.

Metodologia do Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

• Autodiagnóstico: refletir sobre a própria capacidade e pontos fortes; • Estudo de caso: analisar situações semelhantes em outros contextos; • Role-playing: criar empatia com o conteúdo; • Simulações: praticar comportamentos em situações dinâmicas; • Plano de Ação: transferir o conhecimento para a prática do dia-a-dia.

Programa do Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

1. Pensamento Estratégico

Praticar o pensamento estratégico na identificação de problemas prioritários para resolução na área ou organização. • Pensamento estratégico versus pensamento operacional Discutir um caso sobre o dilema do pensamento estratégico de médio prazo com o pensamento operacional de curto prazo, e avaliar as ferramentas distintas para cada uma delas. • Raciocínio hipotético na estratégia Praticar, por meio de uma dinâmica em grupo, a lógica hipotética na resolução de problemas incertos ou com causas complexas, e discutir o método de resolução de problemas pela triangulação. • Armadilhas do planejamento estratégico Aplicar eficazmente o planejamento estratégico para minimizar os vieses na resolução de problemas de longo prazo.

2. Visão de Processos

Praticar o pensamento sistêmico na resolução de problemas complexos que envolvem a organização. • Leis dos sistemas Entender como os sistemas complexos funcionam – há uma inter-relação entre funções e variáveis e ótimo local (tática) não gera o ótimo global (estratégia). • PDCA Aplicar as ferramentas do PDCA em um caso de negócio e discutir suas implicações na sua aplicação na empresa. • Melhoria contínua Entender a necessidade da constante melhoria dos processos para a vantagem competitiva e fazer a ligação com a capacidade das pessoas resolverem problemas.

3. Mapa Estratégico

Construir o mapa lógico da estratégia da empresa e seus indicadores chaves, bem como as prioridades da sua área. • Criação do mapa estratégico Criar ou levantar o mapa estratégico da empresa e discutir as perspectivas financeiras, de clientes, de processos e aprendizado. • Análise de cenários Aplicar a ferramenta de análise de cenários para antecipar possíveis problemas no futuro próximo e alongar a sua visão predominantemente de curto prazo. • Sistema de valor Discutir um caso sobre a otimização do sistema de valor da empresa, demonstrando que vários processos precisam ser melhorados simultaneamente para que a empresa sustente a sua vantagem competitiva.

4. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Alinhar o entendimento do grupo sobre o MASP e suas ferramentas analíticas. • Conceitos do MASP Esclarecer os conceitos do MASP. • Levantamento e categorização dos problemas da empresa Classificar os problemas segundo critério definido em consenso. • Preparação da equipe MASP Preparação das equipes de resolução de problemas.

5. Identificação e Observação do Problema

Aplicar as primeiras etapas do método MASP num problema real e relevante para a empresa. • Brainstorming Conduzir um brainstorming sobre o contexto do problema. • Coleta de dados Levantar os fatos e dados, bem com indicadores que possam trazer novas perspectivas sobre o problema. • Descrevendo o problema Utilizar folhas de verificação, gráficos sequenciais, estratificação e fluxogramas para descrever o problema e estabelecer metas.

6. Análise do Problema

Aplicar as ferramentas analíticas do MASP para quebrar o problema em suas partes e achar as causas raízes. • Diagrama de Espinha de Peixe e Cinco Por ques Analisar, de maneira estruturada, os dados relevantes e usar o método 5W para se descobrir o cerne do problema. • Regra de Pareto Enfatizar o pensamento 80-20 para que as equipes não percam o foco na resolução das causas que mais impactam no problema. • Matriz de Priorização e de Esforço vs. Impacto Praticar a difícil arte de de priorizar ações.

7. Plano de Ação

Preparar um plano de ação detalhado para ser apresentado na empresa. • 5W2H Aplicar o método 5W2H na montagem do plano de ação. • Prevenção do problema Definir ações de prevenção e correção do problema.

8. Apresentação das equipes MASP

Apresentar os projetos para feedback e melhoria. • Apresentação da Resolução do Problema Apresentar o problema foco e sua resolução pela equipe MASP. • Feedback dos pares Receber feedbacks dos integrantes das outras equipes para tornar o projeto mais relevante. • Envio do projeto para o Superior ou Patrocinador Entregar o projeto para o gestor interessado.

Instrutor - Mário Kojima

MBA pela Universidade do Sul da Califórnia, onde atuou como Diretor do Leadership Institute, coordenando programas no Japão em conjunto com Warren Bennis; e foi professor de Estratégia no curso de graduação e pós-graduação até 2007. Mestre pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts com pesquisa sobre a dinâmica da estratégia corporativa conduzida em parceria com a consultoria Bain&Co. do Canadá. Mestre pela Universidade de Harvard na área de Liderança e Redes Sociais. Foi executivo da News Corporation em Los Angeles, liderando a introdução da nova plataforma digital da empresa no Japão em 2001. Foi conselheiro em Capital Humano e Inovação da Facebook até 2012 e consultor de empresas em projetos de transformação organizacional com a McKinsey. Foi professor da Duke CE em projetos digitais nos EUA e Ásia. Atualmente é coach de executivos, consultor de empresas e professor de Educação Executiva no Insper nas áreas de Estratégia, Inovação e Liderança. Dentre seus clientes estão: Pepsico, Sanofi, Toyota, TOTVs e Maxion. É um empreendedor serial tendo acelerado diversos negócios nas áreas de marketing, design, entretenimento e educação.

Local de Realização do Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Innovia - Rua Vergueiro, 2087 - 7.andar - Vila Mariana - São Paulo

Cancelamento do Curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. Pelo ALUNO antes do início do treinamento, será devolvido 80% do valor pago Após o início do treinamento, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.

Depoimentos de Alunos

Ótimo treinamento. Material pertinente e bem elaborado. Experiência e competência do expositor foram exepcionais! Recomendo.
Bianca Bordigoni Especialista Alcoa
Mario extremamente motivado e preparado. Superou minhas expectativas. Treinamento voltado para ação e não somente teorico. Aplicarei vários conhecimentos adquiridos no meu dia a dia.
Isabela Teodoro de Barros Silva Especialista Comunicação Alcoa