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O que não deve faltar em um feedback eficaz

 

Muitos gestores confundem feedback com bronca e acabam apenas constrangendo seus funcionários. Outros simplesmente não apostam no potencial de um feedback construtivo em uma corporação, deixando passar ótimas oportunidades para alinhar a equipe aos objetivos da instituição. Uma instituição que quer conquistar resultados mais significativos em sua trajetória precisa estar atenta a esta importantíssima ferramenta de treinamento corporativo que permite um maior desenvolvimento de cada profissional, valorizando seus acertos, corrigindo seus erros, e integrando a equipe para que todos remem para o mesmo lado. Assim a empresa chega bem mais longe. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para mostrar tudo o que um feedback precisa para ser eficaz.

Hora e lugar certos

Aplicar um feedback em um momento em que pelo menos uma das partes esteja com os ânimos alterados só deve causar mais problemas, por isso escolha um momento em que a poeira baixou e possa haver um diálogo, mas também não deixe passar tanto tempo para avisar que uma pessoa está fazendo algo errado. Dê preferência, procure um local para conversar sem interrupções. Para isso, você pode recorrer à sala de reuniões ou outro lugar privativo como esse. Aliás, nada de apontar os erros de um funcionário na frente de outro, gerando constrangimento.

Planejamento: base do treinamento corporativo

Antes de chamar o funcionário para a conversa, planeje onde você quer chegar, refletindo quais devem ser os pontos destacados no feedback e qual a mudança desejada para um melhor resultado para a empresa.

Abordagem amigável e assertiva

Seja educado e use palavras que o façam sentir em segurança.  Usar um tom agressivo, termos depreciativos ou carregados de juízo de valor vão deixá-lo cada vez mais na defensiva.

Lembre-se sempre de destacar os seus pontos positivos antes de mostrar os pontos a serem aprimorados pelo funcionário. Isso vai desarmá-lo e abrir um espaço para as críticas.

Assertividade é o grande segredo para acertar nos objetivos que você mira, por isso esqueça os rodeios e vá direto ao ponto trazendo exemplos do dia a dia para que ele entenda melhor o que pode fazer na prática.

Empatia é fundamental

Mostre-se aberto ao diálogo, criando uma relação de proximidade com o funcionário e demonstrado interesse em compreender sua situação, conquistando sua confiança. Dê oportunidade para que ele também exponha suas opiniões, afinal este é um diálogo e não um monólogo. E você precisa entender o lado dele.

Procure mostrar ao funcionário o quanto sua colaboração é importante nas conquistas da instituição e porque você deseja que ele faça as coisas de uma forma diferente. Se ele entender como seu trabalho encaixa nos processos da empresa como um todo, é bem provável que se sinta estimulado para a mudança.

Apoio

Agora que o funcionário que recebeu o feedback sabe porque deve mudar algo, é preciso acompanhá-lo neste processo e, se possível, mostrar ferramentas que o ajudem. Indicar leituras, atividades de aprimoramento ou mesmo apontar outras possibilidades é essencial para estimular o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

E você, aplica um feedback eficaz no treinamento corporativo de sua instituição? Se você tem uma experiência neste sentido, deixe seu comentário e compartilhando aprendizados com outros gestores!

 

 

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