Assim como qualquer grupo ou associação de pessoas, as empresas possuem culturas próprias, que refletem a sua essência e as bases sobre as quais foram erguidas ao longo do tempo. No caso de empresas jovens, ou em uma curva acentuada de crescimento, é necessário identificar esta identidade corporativa, que é chamada de cultura organizacional.

Entenda melhor a importância da cultura organizacional de uma empresa e saiba como usá-la para construir a solidez e proporcionar crescimento sustentável para a sua corporação:

O que é cultura organizacional

Podemos dizer que as normas corporativas (escritas e não escritas), a visão e os valores, os processos internos, as políticas e o perfil estratégico desta empresa formam a sua cultura na organização, a sua identidade corporativa. Esta cultura deve nortear as ações de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos, buscando a harmonia e o foco necessários para se alcançar os mesmos objetivos.

A importância da cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional bem definida significa entender a forma com que uma empresa atua e traduzir esta identidade no dia a dia da sua atuação. Por exemplo, os processos internos são totalmente influenciados pela cultura da companhia, que determina suas regras de comportamento, vestimenta, estrutura hierárquica, políticas salariais, etc.

A chave para o sucesso de uma corporação pode estar em sua cultura,principalmente em tempos de crise. Revisitar seus valores e princípios pode gerar insights estratégicos para renovar sua atuação, se tornando o diferencial necessário para se destacar diante da concorrência.

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Lideranças e cultura corporativa

Os profissionais de liderança e de altas posições hierárquicas são responsáveis por uma importante expressão da cultura corporativa das empresas. Eles coordenam e ditam os caminhos seguidos pelas suas equipes, mas também podem ser pontos de ruptura de áreas da companhia com a sua cultura e os seus valores. Mas fique tranquilo: os bons profissionais se adaptam às diferentes culturas corporativas. Saiba identificar possíveis líderes que estejam jogando contra no seu time.

Cultura do recrutamento

Outra importância da cultura organizacional de uma empresa é deixar claro para o setor de recursos humanos quais tipos de profissionais ela precisa recrutar. Busque aqueles profissionais cujos objetivos sejam compatíveis ao modo de atuação da companhia e que tenham melhores chances de se adaptar aos seus métodos de trabalho.

Identificando a sua cultura organizacional

Observe algumas características da atuação da sua empresa para determinar sua cultura na organização:

Produtos e serviços

O que a sua empresa produz diz bastante sobre a sua cultura. A inovação é uma constante ou o seu compromisso é com a tradição? Empresas inovadoras lançam novos produtos ou formas de oferecer um serviço com certa frequência e devem incentivar a inovação em sua estrutura interna.

Normas e procedimentos internos

Empresas de perfil mais dinâmico atraem profissionais dinâmicos, muitas vezes jovens, que visam benefícios imediatos, políticas flexíveis e estão suscetíveis a métodos para motivação dos colaboradores. Empresas de perfis mais tradicionais, por sua vez, atraem profissionais que valorizam mais a estabilidade e a visão de longo prazo.

Código de conduta ética

Observe se as normas de conduta ética da sua empresa são permissivas ou restritivas.

Ciclo de vida dos colaboradores

Algumas empresas adotam políticas que aumentam muito a rotatividade dos seus postos de trabalho, o que pode ser negativo na maioria dos casos, mas aceitável em alguns nichos de atuação.

Rituais e eventos

Os momentos de celebração e confraternização dos profissionais também podem dizer bastante sobre a cultura organizacional de onde trabalham.

O dia a dia da sua empresa também revela muito essa questão. Use todas as informações mencionadas acima para identificar pontos a serem corrigidos na cultura da sua empresa, implementando processos e mecanismos para alinhar todos os seus esforços em direção ao mesmo objetivo.

Você certamente percebe que sua empresa possui uma cultura própria e que a diferencia de todas as outras. Entende agora a importância que esta cultura tem para o seu futuro?

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Aproveite e compartilhe conosco a sua visão sobre a cultura organizacional da sua empresa no campo de comentários abaixo ou alguma dúvida que tenha sobre o assunto!

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