Pesquisar
Close this search box.

Como um Business Partner pode ajudar o RH em melhores resultados?

Há algum tempo o setor de recursos humanos de uma empresa deixou de ser apenas um setor isolado e pouco atrativo e passou a desempenhar uma função cada vez mais estratégica. Em parte isso se deve à presença cada vez mais frequente do consultor interno de RH, também conhecido como business partner. Se você ainda não sabe como esse profissional pode ajudar o RH a ter melhores resultados, veja a seguir!

Diagnostica as reais necessidades de seus clientes internos

Um parceiro de negócios tem como objetivo principal diagnosticar quais são as necessidades de seus clientes internos. Isso significa que esse profissional é o responsável por mapear, por exemplo, quais são os desafios do RH para a seleção de pessoas. Do mesmo modo, ele também é responsável por identificar quais são as necessidades dos setores do ponto de vista do perfil profissional, atuação e experiência, por exemplo. Dessa forma, esse profissional é capaz de encontrar o que seus clientes internos precisam e pode propor soluções adequadas para que o RH atue de maneira mais estratégica, por exemplo.

Previne de riscos e impactos de ações

O business partner também tem entre as suas atribuições a previsão de riscos e os impactos que ações causarão em diferentes áreas da empresa. No caso do RH, especificamente falando, esse profissional ajuda o RH a identificar quais perfis não devem ser escolhidos para determinada posição sob o risco de gerar impactos negativos para o setor de destino, por exemplo. Esse profissional também atua de modo a oferecer sugestões e estratégias que mitiguem esses riscos, tornando a atuação mais integrada e mais efetiva.

Ajuda no desenvolvimento de talentos

A atuação no RH desse profissional também se dá pelo fato de que ele ajuda no desenvolvimento de talentos. Em conjunto com o setor, um consultor interno de RH é capaz de desenhar qual fluxo de desenvolvimento do conhecimento um determinado profissional deve seguir para ser capaz de oferecer melhores resultados para a empresa de maneira geral. Com isso, o resultado é que os talentos são desenvolvidos não apenas de maneira mais rápida e mais efetiva, mas também mais focada justamente nas necessidades dos clientes internos de modo a favorecer toda a atuação da empresa.

Alinha o plano de RH ao planejamento estratégico

Se o setor de recursos humanos age de maneira totalmente independente da visão de negócios que é estabelecida para a empresa, o resultado é que esse setor não se torna exatamente relevante para a atuação da empresa — afinal, nesse caso o RH não ajuda o negócio a atingir seus objetivos. A atuação do profissional de parcerias em negócios tem entre seus objetivos realizar exatamente essa mudança: com uma integração entre atuação e objetivos do RH e planejamento estratégico, passa a haver um alinhamento entre setores. Com isso, o RH passa a agir de maneira estratégica e de forma a auxiliar a empresa a atingir os seus resultados desejados.

Em resumo, o parceiro de negócios é o profissional que auxiliar o RH a ter melhores resultados tanto por favorecer a compreensão das necessidades dos clientes internos como também por favorecer um alinhamento estratégico entre RH e objetivos da empresa. Como resultado, o setor de recursos humanos se torna mais relevante e, com isso, oferece mais resultados para o negócio.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Quer se tornar um profissional do tipo? Então aproveite para fazer o curso Business Partner!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
Pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
plugins premium WordPress